terça-feira, 24 de abril de 2018

Estrangeiros passarão por sistema de reconhecimento facial em aeroportos no Japão

Equipamentos devem facilitar o procedimento e exigem apenas um funcionário
aeroportos no Japão

O Ministério da Justiça vai instalar sistemas de reconhecimento facial nos aeroportos do Japão no ano fiscal de 2019, exclusivamente para estrangeiros que saírem do país, informou o jornal Yomiuri neste domingo (22).

Atualmente, o aeroporto de Haneda, em Tóquio, é o único a ter esse sistema, voltado somente para japoneses.

A partir de abril do ano que vem, equipamentos de reconhecimento facial também serão instalados em outros aeroportos do Japão para serem usados durante o procedimento de saíde de estrangeiros do país.

O sistema usa uma câmera e um scanner de passaporte para analisar simultaneamente o rosto do passageiro e a foto do documento, em um procedimento que dura cerca de 15 segundos.

Além de serem mais eficientes na detecção de passaportes falsos, esses equipamentos devem facilitar o procedimento de saída e exigem apenas um funcionário para controle.

Com isso, os aeroportos poderão usar os funcionários excedentes para outras funções, como fazer a verificação de estrangeiros que entram no país ou atuar na detenção de pessoas suspeitas.

A medida também tem como objetivo prevenir ações terroristas durante as Olimpíadas de Tóquio em 2020.

Segundo o Ministério da Justiça, o sistema de reconhecimento facial é bastante eficiente e pode identificar uma pessoa mesmo que ela esteja mais velha em relação à foto do passaporte.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para fazer seu comentário.